quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A Informática na Educação


Um dia a máquina de escrever, depois a máquina elétrica, o celular, o computador, e toda a gama de informações nele contido.
A informática de certa maneira ainda nos causa certo pavor, por não termos um conhecimento mais aprofundado nesse assunto.
Temos muitas dificuldades, que estamos tentando superá-las através de cursos de formação como este do MEC.
Atualmente, nós professores, precisamos nos adaptar às novas tecnologias, especialmente no que se refere a informática na educação.
É maravilhoso desenvolver estes estudos, poder atualizar nossos conhecimentos, nos reciclar.. é fundamental que aprendamos e desenvolvamos nosso trabalho e nossas aulas utilizando a informática e a internet.
Podemos organizar horários semanais ou quinzenais conforme a disponibilidade do laboratório de informática de nossa escola, organizando aulas práticas com nossos alunos, bem planejadas e interessantes, tentando assim incentivar os alunos cada vez mais, no que diz respeito ao nosso conteúdo. Acessando a internet, montando trabalhos no impress e fazendo apresentação para que os alunos e até mesmo nossos colegas possam visualizar.
Nosso cotidiano nos obriga a conhecer novas tecnologias e nos adaptarmos a ela. O aluno traz muitas novidades sobre a informática, convive com todas as tecnologias e descobre por si só o melhor uso dentro de suas necessidades.
Nós, professores, não estamos conseguindo acompanhá-los e precisamos correr atrás e vencer nossas dificuldades.
Devemos procurar recursos diferentes para trabalhos com os alunos, tornando nossa aula mais atrativa e prazerosa mediante tantos recursos tecnológicos que “roubam” a atenção de nossos alunos.
Um excelente recurso pedagógico é o slaideshare, que veio para ajudar nesse sentido, permitindo a dinamização das aulas e uma troca maior de experiências entre professor x professor, professor x aluno e vice versa, pois nos permite introduzir conteúdos novos e até mesmo de fixação e revisão dos mesmos, fazendo com que o aluno tenha mais interesse e gosto pela aprendizagem.
A tecnologia nos conectou com o mundo, muitas possibilidades de trabalhos e temas interdisciplinares estão disponíveis. Professores estão sendo desafiados, alunos com um turbilhão de informações a sua disposição, no entanto não podemos ficar alheios à tecnologia, pois, a informática na educação é um recurso valioso, mas não devemos esquecer que precisamos continuar olhando nos olhos de nossos alunos.


Professores da E.E.E. Médio Raimundo Corrêa

Nenhum comentário: